Colonoscopia

Gastroendo Rio de Janeiro RJ Gastroenterologia Exames Colonoscopia
O que é?

A colonoscopia é um exame que permite ao médico avaliar o revestimento interno (mucosa) do intestino grosso (cólon) e a porção final do intestino delgado (íleo terminal), por meio de um colonoscópio.

Este é um tubo fino e flexível, com uma pequena câmera na ponta que transmite imagens em tempo real para um monitor, permitindo a visualização de qualquer anormalidade da mucosa.

O aparelho é introduzido pelo ânus e progride suavemente pelo reto e toda extensão do cólon, podendo alcançar o íleo terminal.

 
A importância do exame

A colonoscopia é o exame de escolha na prevenção do câncer colorretal. Através deste procedimento, é possível diagnosticar e tratar os pólipos intestinais, impedindo assim a progressão para o câncer.

Atualmente, a colonoscopia é recomendada como rotina para todas as pessoas acima de 45 anos, independente da presença de sintoma. Em alguns casos, poderá ser solicitada antes mesmo desta idade, seguindo a orientação médica.

Outras indicações para realizar a colonoscopia são: alteração na consistência das fezes (diarreia ou prisão de ventre), sangramento retal, dor abdominal, avaliação de doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa ou doença de crohn), diverticulose, entre outras.

Como é o preparo?

A preparação é feita em casa, e consiste em usar uma solução laxativa oral na véspera do exame. Serão fornecidas todas as informações relacionadas ao preparo do cólon para a realização da colonoscopia.

Exames realizados entre 8h e 13h:

Exames realizados entre 13h e 17h:

O que esperar durante a Colonoscopia?

A colonoscopia é um procedimento muito seguro, simples e indolor. Você será sedado por um médico anestesiologista para garantir que fique confortável durante todo o exame, que dura em média 50 minutos.

Durante o procedimento pode ser necessário coletar material para avaliação da mucosa (biópsia) ou retirar pólipos, que serão analisados posteriormente em um laboratório. Também é possível identificar e tratar um local de sangramento.

 
Recuperação e resultados

Após o exame, você ficará em observação até se recuperar completamente. Pode ocorrer algum desconforto abdominal devido ao ar introduzido no cólon, mas isso desaparecerá à medida que os gases forem naturalmente eliminados.

O resultado da colonoscopia será entregue imediatamente após o procedimento, e o médico irá explicá-lo a você e ao seu acompanhante.

Em casos de coleta de material (biópsia) ou retirada de pólipo, esses serão encaminhados ao laboratório e os resultados serão liberados alguns dias depois.

Durante um período de aproximadamente 12 horas após o exame você não deve dirigir veículos, operar máquinas e objetos cortantes, ou tomar decisões importantes, pois os medicamentos utilizados na anestesia alteram os reflexos e o seu raciocínio. Por isso é exigido que você venha acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos e capaz. Também não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas nas primeiras 24 horas após o exame.

Perguntas frequentes

Medicamentos para hipertensão, arterial, arritmia, asma, bronquite e depressão, devem ser continuados, mesmo no dia do exame. Se diabético, não deverá tomar as medicações para diabetes no dia do exame, mas seu médico deverá ser consultado quanto a possibilidade de suspensão, assim como, sobre a possibilidade e o tempo necessário de suspensão de medicamentos para afinar o sangue, como, anticoagulante ou antiagregante plaquetário. Aqueles que dificultam o esvaziamento gástrico, como, por exemplo, Ozempic e Saxenda, devem ser suspensos conforme as instruções fornecidas no preparo.

A partir dos 70 anos, é necessário obter o risco cirúrgico para a realização do exame em ambiente ambulatorial. O procedimento será conduzido sob sedação venosa administrada por um médico anestesiologista, com preparo intestinal feito em casa.

Pólipos são crescimentos anormais da mucosa intestinal, geralmente benignos, que podem variar de tamanho de milímetros até alguns centímetros. Durante a colonoscopia devem ser removidos e enviados para análise laboratorial, a fim de determinar se são benignos ou malignos. Como o câncer de cólon pode se originar de um pólipo, a remoção é uma importante medida de prevenção.

Apesar de todas as medidas efetuadas na GASTROENDO para reduzir os riscos relacionados à colonoscopia, este exame não é isento de complicações. Estas podem estar relacionadas ao preparo de colón, à sedação, e ao próprio exame. As principais complicações estão listadas no “consentimento informado” que lhe é apresentado antes do exame, e os nossos médicos estão à disposição para qualquer esclarecimento.

Por ser realizado sob sedação, o paciente fica inabilitado a conduzir veículos e pode ter lapsos de memória e dificuldade de concentração nas horas seguintes. Além disso, na eventualidade de precisarmos de autorização para algum procedimento adicional ou dar orientações específicas após o exame, o acompanhante torna-se responsável pela autorização e por transmitir as orientações dadas.

Menu

Menu

Menu