Manometria e pHmetria

Gastroendo Rio de Janeiro RJ Gastroenterologia Exames Manometria Esofágica pHmetria Esofágica
O que é?

A manometria é um exame que mede as pressões dos esfíncteres esofagianos superior e inferior e do corpo esofagiano durante a ingestão de água, avaliando o movimento do órgão.

A pHmetria mede acidez no esôfago, detectando a presença e a duração do refluxo ácido proveniente do estômago para o esôfago, ao longo de 24 horas.

 
A importância do exame

Esses exames são essenciais para diagnosticar condições como refluxo gastroesofágico como causa de tosse crônica ou rouquidão, disfagia funcional ou pós-operatória, dor torácica não cardíaca e doenças neuromusculares.

Como é o preparo?

O preparo para manometria e pHmetria é simples e consiste em jejum completo de 4 horas antes da realização dos exames, inclusive sem beber água, e a suspensão de alguns medicamentos.

Manometria e pHmetria:

Manometria:

O que esperar durante o exame?

Durante a manometria, será aplicado gel anestésico local, e introduzida uma sonda fina através de uma das narinas.

Durante a passagem da sonda o paciente terá a sensação de estar engolindo um comprimido ou qualquer outro alimento.

Será solicitado ao paciente a deglutição de pequenas quantidades de água oferecidas de forma intermitente. O exame dura em média 20 minutos.

Na pHmetria, será aplicado gel anestésico local, e introduzido um fio fino através de uma das narinas.

Será colocado um sensor no abdome que não pode ser molhado. O tempo de duração do exame é de 24 horas.

Neste período o paciente deverá preencher o diário informando o que sentiu durante o dia e registrar os horários de alimentação, o período que estiver deitado e quando estiver sentindo algo relacionado à causa do exame.

 
Recuperação e resultados

Após a realização dos exames, o paciente pode voltar à sua rotina normal. Os resultados da manometria e pHmetria são entregues em até 7 dias úteis.

Perguntas frequentes

Durante a manometria, você pode sentir um leve desconforto ao engolir a sonda, mas não dói. Na pHmetria, a inserção do fio também pode causar um leve desconforto, mas é bem tolerado.

Durante o exame de pHmetria o paciente não pode beber café puro, chá mate ou chá preto, refrigerante ou outra bebida gaseificada ou alcoólica.

É possível realizar a manometria separadamente, mas a pHmetria necessita do auxílio da manometria para a localização do esfíncter esofagiano inferior, para o correto posicionamento da sonda.

Menu

Menu

Menu